Dúvidas
1) Quais os documentos pessoais são necessários para financiamento?
Documentos de identificação, CPF, comprovante de endereço atual, 3 últimos comprovantes de renda, certidão de estado civil, imposto de renda do ano vigente com recibo de entrega, carteira de trabalho.
2) Quais os documentos do imóvel preciso apresentar?
Matrícula e IPTU.
3) Quais os documentos do vendedor do imóvel?
Documentos de identificação, CPF, comprovante de endereço atual, certidão de estado civil.
4) Quem já teve o nome sujo pode financiar um imóvel?
Sim, desde que já tenha regularizado.
5) Meu score financeiro influencia na aprovação?
Não, a Caixa tem seu próprio método de pontuar o perfil do cliente que seja chama rating.
6) Se eu for correntista da Caixa ajuda na aprovação do meu financiamento?
Sim, pois a Caixa já tem seu histórico de cliente.
7) Qual a idade mínima e máxima para financiar um imóvel?
Mínima de 16 anos desde que seja emancipado, máxima de 70 anos.
8) Como calcular a renda familiar?
Somando a renda bruta de todos os participantes do processo de aquisição.
9) Como faço para comprovar renda?
O mais comum é pelo holerite, mas também pode ser por imposto de renda do ano vigente com recibo de entrega e/ou extratos bancários.
10) Sou autônomo, como faço para comprovar renda?
Com o imposto de renda do ano vigente com recibo de entrega e/ou extratos bancários.
1) Qual é o valor máximo que posso financiar?
Dependa da renda familiar apresentada.
2) Quais as linhas de crédito?
MCMV, SBPE e Pro Cotista
3) Qual é a taxa de juros?
Depende da linha de crédito, se for MCMV a taxa vai de 4,25%aa à 8,16%aa. Se for na linha SBPE a taxa balcão é 9,99%aa. Se for a linha Pro Cotista a taxa é de 9,01%aa
4) Quanto tempo terei para pagar o financiamento?
O prazo máximo é de até 35 anos, dependendo da sua idade.
5) Além das parcelas mensais, existem outras taxas?
Dentro da parcela mensal já estão inclusos todos os custos.
6) O que acontece se eu vender o imóvel antes de quitar o financiamento?
O comprador obrigatoriamente terá que comprar utilizando financiamento bancário e será feito o que chamamos de interveniente quitante.
7) Eu posso alugar um imóvel financiado?
Somente se adquirido na linha SBPE.
8) O que o banco analisa para aprovar um financiamento?
A renda e o rating.
9) O que pode reprovar um financiamento imobiliário?
Alto endividamento ou rating baixo
10) O que acontece se o banco negar o financiamento?
Você pode tentar em outras instituições financeiras.
11) A parcela que eu negociar é fixa ou varia com o passar do tempo?
Depende do sistema de amortização escolhido, na SAC a parcela vai diminuindo e na Price os valores são mais constante
12) Qual o prazo máximo de financiamento?
Até 35 anos.
13) Os seguros são obrigatórios no financiamento?
Sim, o DFI (Danos Físicos ao Imóvel) e o MIP (Morte ou Invalidez Permanente).
14) Após a aprovação da compra, quando começo a pagar o financiamento?
Em média 30 dias após assinar o contrato de financiamento
15) Qual a porcentagem de renda pode ser comprometida no financiamento?
Entre 25% e 30% dependendo da linha de crédito e sistema de amortização.
16) Qual o valor mínimo de entrada?
Entre 10% e 20% dependendo da linha de crédito e sistema de amortização
17) É possível fazer a portabilidade do meu financiamento?
Na linha SBPE sim.
18) Qual é o prazo para aprovação de um financiamento?
É muito rápido, em média 3 horas.
19) O que devo fazer depois de quitar o financiamento?
Averbar a quitação no cartório
1) Qual a diferença do MCMV e do financiamento normal?
O MCMV é uma linha de crédito do governo que incentiva à moradia, existem regras e condições específicas para essa linha.
2) Meu imóvel perde valor por ter sido adquirido no MCMV?
Não, a linha de crédito não interfere em nada a valorização do imóvel.
3) Como saber se sou elegível para o programa Minha Casa Minha Vida?
Você precisa se enquadrar nos requisitos exigidos.
4) Quais são as faixas de renda do programa?
Faixa 1, Faixa 2 e Faixa 3.
5) Quais são os benefícios e subsídios oferecidos pelo programa?
Taxa de juros reduzida e incentivo com o valor de entrada.
6) Qual é a taxa de juros do programa?
Entre 4,25%aa e 8,16%aa dependendo da renda familiar apresentada.
7) Eu posso alugar um imóvel financiado através do Minha Casa Minha Vida?
Não, o programa foi criado para incentivar a moradia própria, no contrato de financiamento existe uma cláusula que proíbe o aluguel.
8) Como sei que um imóvel faz parte do programa?
O imóvel precisa apenas estar avaliado dentro das regras, atualmente o teto é de R$350.000,00.
9) Quanto tempo demora para liberação do crédito após a aprovação?
Depende do tipo de imóvel que está adquirindo, em média 20 dias.
10) Posso participar do programa mesmo com o nome sujo?
É possível aprovação do crédito com alguns tipos de restrição, porém é necessário regularizar tudo até a assinatura do contrato de financiamento.
11) Posso vender o imóvel antes de quitar o financiamento?
Pode sim, será aplicado o interveniente quitante.
12) Quantas vezes posso participar do programa?
Não tem limite, apenas algumas regras, a principal é que no momento da aquisição de um imóvel utilizando a linha MCMV você não possua nenhum outro imóvel em seu nome.
13) Posso participar do programa se eu já tiver outro imóvel no meu nome?
Sim, desde que esse imóvel não possua financiamento ativo e que não esteja na região metropolitana ou limítrofes do local onde pretende adquirir.
14) Posso financiar pelo programa um imóvel e minha esposa outro?
Se casados no civil, em qualquer regime, não podem. O programa exige que seja apresentado a renda familiar.
1) Posso usar o FGTS como entrada?
2) Preciso usar todo o saldo?
3) De quais formas posso usar meu FGTS?
4) É possível abater meu saldo devedor com o FGTS depois da entrega do imóvel?
Sim, amortizando o saldo devedor, o FGTS pode ser utilizado para amortização a cada 24 meses.
1) Quais são as consequências do atraso no pagamento?
Multa, juros diários e dependendo da quantidade de parcelas atrasadas até a retomada do imóvel pelo banco.
2) Posso fazer pagamentos antecipados?
Pode sim, fazendo amortizações no saldo devedor.
3) Posso perder o imóvel por atraso no pagamento?
Pode sim, dependendo da quantidade de parcelas atrasadas.
1) Quais os custos adicionais envolvidos na compra do imóvel? (Escritura + ITBI + Registro)
O valor da escritura é pago à instituição financeira, em caso de aquisição com financiamento bancário. O ITBI é cobrado pelo município e cada um tem uma porcentagem. O registro no cartório é calculado sobre o valor de compra e venda e de financiamento bancário.
2) As custas do imóvel podem ser financiadas?
Sim, caso seja aprovado pela instituição financeira.
3) Por que o imóvel precisa ser registrado?
Para garantia do comprador e do banco.
4) Qual o papel da MBA no financiamento do meu imóvel?
Viabilizar e agilizar todo o processo, trazendo transparência, informação e qualidade no atendimento.
5) Vou pagar alguma taxa a mais para a MBA?
Para a intermediação com a instituição financeira não, mas caso queira adquirir outros serviços, como por exemplo de despachante, temos uma tabela de valores.
6) Posso fazer o financiamento direto com meu banco?
Pode sim, porém você não terá o conforto de um atendimento personalizado, em horários flexíveis e sempre buscando agilizar o processo.